HOME  
QUEM SOMOS  
RPPN FELICIANO MIGUEL ABDALA
Mapa da Reserva  
Características  
Histórico  

ESTAÇÃO BIOLÓGICA DE CARATINGA

LOCALIZAÇÃO
ECOTURISMO
PLANOS FUTUROS
LINKS
GALERIA DE AMIGOS
DÁ UM ABRAÇO
IMPRENSA
EcoBAZAAR
CONTATO
GALERIA DE FOTOS
  RPPN FELICIANO MIGUEL ABDALA | CARACTERÍSTICAS  
     
  O domínio da Mata Atlântica ocupa cerca de 36% do estado de Minas Gerais. Menos de 4% dessa formação ainda está coberta por vegetação natural, que se estendia originalmente por todo o leste mineiro. Seu histórico de ocupação, caracterizado pela exploração do ouro, agricultura, pecuária e, mais tardiamente, pela siderurgia, determinou uma paisagem dominada por pequenos fragmentos (em sua maioria menores que 50 hectares) inseridos em uma matriz fortemente antropizada.

A Reserva Particular do Património Natural Feliciano Miguel Abdala representa, neste contexto um importante remanescente florestal, localizada no município de Caratinga, à margem esquerda do Rio Manhuaçu, na Bacia do Rio Doce, em Minas Gerais. Com área de 957 hectares, a Reserva corresponde a 72% da Fazenda Montes Claros, formada por 80% de matas em bom estado de conservação e 20% de pastos abandonados e florestas em regeneração. Muitos vizinhos da Fazenda Montes Claros possuem pequenas áreas de florestas em suas propriedades, adjacentes à RPPN-FMA, o que totaliza aproximadamente 1.450 ha de Mata Atlântica original na região.

Em razão do elevado número de plantas endémicas e da rica fauna de aves e mamíferos ameaçados de extinção existentes na área, a RPPN é considerada uma das áreas prioritárias para conservação da biodiversidade na Mata Atlântica. Dois documentos registram essa classificação: o "Atlas para a Conservação da Biodiversidade em Minas Gerais (SEMAD-MG)" e o estudo "Avaliação e Ações Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade da Mata Atlântica e Campos Sulinos", realizado pelo Ministério do Meio Ambiente.